sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Governo Federal deverá anunciar medidas para socorrer municípios endividados

A medida que pode ser anunciada no Encontro Nacional com Novos Prefeitos, na segunda-feira (28)
Por: Marcela de Freitas
A irresponsabilidade de antigos prefeitos que deixaram de pagar as dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e que causou o endividamento dos municípios gerou caos nas prefeituras e acendeu um alerta no Governo Federal.
Leia mais
Em reposta a essa situação o Governo estuda um novo instrumento para socorrer os novos gestores que se encontram cheios de dívidas deixadas pelas antigas administrações.
A presidente Dilma Rousseff vai decidir ainda esta semana sobre a possibilidade de ser feito um encontro de contas previdenciárias dos municípios. A medida – que pode ser anunciada no Encontro Nacional com Novos Prefeitos, na segunda-feira (28), em Brasília – deve aliviar a situação de endividamento de muitas cidades brasileiras.
O instrumento é um balanço entre o que as prefeituras devem e o que têm a receber do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa conta, em muitos casos, pode diminuir consideravelmente e até zerar a dívida de algumas cidades.

FPM é bloqueado para 24 prefeituras de municípios cearenses

Os repasses foram barrados para esses municípios devido à falta de pagamento ao INSS e a Receita Federal
Por: Marcela de Freitas
Dos 184 municípios do Estado do Ceará, 24 novos gestores que assumiram as prefeituras no início do mês já começaram administrar as prefeituras sem a principal fonte de recursos, que é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que foi creditado neste mês.
O motivo que leva os municípios a terem o bloqueio dos repasses é por conta ou da irresponsabilidade de gestores anteriores que deixaram de pagar as dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ou com a Receita Federal.
Os verdadeiros prejudicados da história são os habitantes das cidades que tiveram os recursos barrados. Na grande maioria delas, não existe arrecadação própria e os prefeitos se eximem de cobrar os impostos, muitas vezes para não serem prejudicados eleitoralmente.
O dinheiro do FPM é utilizado para pagar os serviços de limpeza pública, manutenção dos hospitais e pagamentos dos salários dos servidores dentre outros.
Veja a lista dos municípios que tiveram o repasse do FPM bloqueado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO