terça-feira, 7 de maio de 2013


Decisão judicial mantem afastamento de major da PM

A determinação da Justiça foi cumprida nesta terça-feira (7)

A Controladoria Geral da Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará cumpriu, nesta terça-feira (7), mandados judiciais de busca e apreensão no município de Brejo Santo.
Durante a ação, foi cumprida a determinação que mantém o afastamento do major da Polícia Militar Giovani Sobreira Gomes, da 3ª Companhia do 2º Batalhão.
Segundo determinação da Justiça, o major está proibido de frequentar a sede da Companhia do 2º BPM em Brejo Santo; deverá permanecer em sua residência durante o período noturno, a partir das 18h; não poderá se aproximar ou manter contato pessoal ou por qualquer meio de comunicação com as vítimas e seus familiares, devendo manter proximidade máxima de 100 metros; e está proibido de manter contato pessoal ou por qualquer meio de comunicação com os demais policiais envolvidos no caso.
De acordo com o Ministério Público, a existência de uma quadrilha de policiais militares, liderada pelo major Sobreira, é denunciada há mais de um ano em Brejo Santo.
Os promotores de Justiça Franke Soares e Márcia Pereira afirmam que, segundo as informações repassadas, a quadrilha realiza crimes como constrangimentos ilegais, falsos testemunhos, abusos de autoridade, violações de domicílios, violência arbitrária, denunciação caluniosa, torturas e corrupção.
As denúncias de corrupção foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério Público Federal, além dos relatos de vítimas e provas documentais.
Além do afastamento do major Sobreira também foi pedida a prisão temporária e o afastamento de outros policias.
De acordo com um levantamento inicial, existem cerca de 11 inquéritos policiais referentes a fatos semelhantes na Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo, além de investigações e denúncias em outros municípios.
Durante as buscas na residência do major, foram encontrados documentos que serão anexados ao material das investigações, munições e arma que serão averiguadas, além de sacos plásticos contendo um pó de cor branca, que será encaminhado à perícia.
Já na busca realizada na 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, foram encontrados os seguintes materiais: uma cédula falsa de R$ 10,00, uma porção de substância semelhante a maconha, uma arma calibre 22 e vários cheques que somam o valor aproximado de R$ 24.000,00. Também foram encontradas quatro armas brancas dentro de viatura. Após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram presos três policiais militares que portavam armas sem registro.
A Controladoria Geral da Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará informou que não irá divulgar outras informações sobre a apuração dos casos. A iniciativa tem o objetivo de preservar a integridade das vítimas e testemunhas, além de não prejudicar as investigacaõ.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

    ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

    PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

    PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

    GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

    GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

    GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

    GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO