quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Brasil poderá ganhar 31 novos partidos políticos

O País tem, atualmente, 30 siglas e, com o endurecimento da legislação que proíbe o troca-troca de partidos, políticos procuram uma sigla nova para se filiar e escapar da lei

Grupos de militantes políticos estão organizados no Brasil para criar novos partidos. A mobilização começa com articulações de quem já exerceu mandatos ou disputou eleições e quer ser dono do próprio nariz.
A ex-candidata a presidente da República, Marina Silva, que saiu das eleições de 2010 com excelente capital eleitoral, está criando o seu próprio partido e, em 2014, sem depender dos caciques que controlam as siglas, disputará a sucessão da presidente Dilma Rousseff.
Outro exemplo de político que não quis ficar nas mãos de terceiros foi o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que, em 2011, refundou o PSD e atraiu mais de 40 parlamentares federais para a nova agremiação. A sigla deve estar presente, no mínimo, em nove estados para ser criada. Um Ceará é base, também, para alguns dos novos partidos.
A legislação tem uma brecha que permite aos políticos que exercem mandatos saírem para um novo partido sem perda do mandato. Se a troca for para outra sigla existente, o mandato desse político pode ser cassado.
A chamada janela aberta da legislação permititiu a hemorrogia de deputados federais e estaduais para o PSD de Gilberto Kassab e abre hoje o cenário para criação de, pelo menos, 31 nobvos partidos.
Um dos critérios para criação do novo partido é que a o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja acompanhado por, pelo menos, 500 mil assinaturas. Um dos novos partidos em articulação é o Partido da Educação e Cidadania (PEC). Muitos partidos estão de olho, também, nas verbas do Fundo Partidário que, em 2012, distribuiu R$ 350 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO