segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Alpinista morre ao tentar escalar Morro 




do Pão de Açúcar, no Rio


A Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro já sabe o que provocou o acidente: o cabo de aço fixo à pedra se rompeu.

A Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro já sabe o que provocou o acidente com um alpinista no morro Pão de Açúcar. O cabo de aço fixo à pedra se rompeu. Um homem morreu e uma mulher ficou ferida durante a escalada.
O domingo (2) foi de sol, o que atraiu muitos escaladores para a pedra do Morro da Urca. Bruno Silva Mendes, de 32 anos, e Andrea Pereira, de 40 anos, já estavam na parte final do morro. A federação confirmou que cerca de 6m de cabo de aço estavam rompidos e tenta identificar o último escalador que passou por lá para saber se havia algum problema visível no equipamento.
Os dois alpinistas estavam a cerca de 300m de altura, quase no fim da trilha. A mulher foi resgatada primeiro. Depois, a equipe de socorro conseguiu chegar ao ponto onde o estava o homem. Inconsciente e com graves ferimentos, ele só pôde ser retirado de helicóptero.
Subir pela face oeste, a mais famosa do Pão se Açúcar, é o sonho de muitos escaladores. A vista é deslumbrante, mas os caminhos exigem experiência.
Dois homens tinham acabado de fazer uma escalada. Estavam no alto do morro, esperando o bondinho para descer, quando foram chamados para prestar socorro. Eles chegaram ao local do acidente antes dos bombeiros.
Eles contam que os alpinistas subiram pela Via Cepi, onde existe um cabo de aço durante todo o percurso. E foram encontrados no ponto onde o cabo estava rompido. O escalador despencou por cerca de 70m. Mas ficou ligado à mulher por uma corda, que estava presa a um gancho fincado na rocha.
“Na pontinha ali, onde eu peguei, estava realmente partido. Eu perguntei a ela o que houve. Ela disse: ‘a gente estava escalando, ele estava me guiando. Quando ele saiu daqui, ele pegou no cabo e, do nada, ele foi embora”, conta o bombeiro aposentado Jocivaldo de Jesus.
“Ajudamos afrouxando um pouco a corda, dando água para ela e demos apoio moral”, lembra o oficial de Justiça Carlos dos Anjos.
Bruno Silva Mendes, geofísico e praticante de alpinismo, não resistiu à queda. Andrea Pereira está internada com ferimentos leves.
Segundo o presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, outros acidentes já ocorreram na via e o trecho inicial foi modificado para dificultar o acesso de pessoas sem experiência.
A cena assustou os turistas que estavam no bondinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO