sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Brasileiros devem usar parcelas do 13° 




para saldar dívidas, diz pesquisa


Segundo o estudo, mercado aquecido somado à inflação foi a razão para o grande número de devedores em 2012.

No Brasil, já tem muita gente com parte do 13º na conta. E uma pesquisa revela: mais brasileiros vão usar esse dinheiro pra pagar as dívidas atrasadas.
A temporada de sonho e fantasias já está perto. “Tem coisas lindas e a gente gosta de comprar. É muito bom”, diz uma mulher.
É mesmo difícil manter a cabeça firme e não ceder a tantos prazeres e facilidades. Mas este ano uma novidade tem feito muita gente pensar não uma, mas duas, três vezes antes de sacar o cartão de crédito, o talão de cheques ou o dinheiro. É hora de se livrar daquela dívida que anda tirando o sono.
Quem está chegando para salvar as contas atrasadas é o 13°. A secretária Ana Maria do Nascimento, mais uma vez, se deixou seduzir pelo consumo durante todo o ano e, mais uma vez, se endividou. “A gente passa o ano todo só comprando, pagando. Quando chega ao final do ano é que a gente vê o tamanho das nossas contas e o 13° ajuda muito. Já negociei e vai dar para pagar à vista”, diz ela.
Ana Maria e 61% dos brasileiros usarão as parcelas do 13º para liquidar dívidas. É o que mostra um levantamento feito pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.
O levantamento mostra ainda que a razão de tantos devedores foi o mercado aquecido mais a inflação. “A gente acredita que vai fazendo as melhores coisas, quando divide em 300 vezes o que quer comprar. Isso sempre enrola”, afirma o professor José Ricardo Santiago.
Mas, atenção: na hora de renegociar os pagamentos das dívidas é preciso tomar alguns cuidados. Observe o que diz o economista Gilberto Braga: “Sempre tente concentrar as dívidas em um único credor. Não saia fazendo varias negociações em vários cartões de crédito ou em várias instituições bancárias. Isso desgasta muito e a condição é pior. Se você concentra tudo em um único local, a facilidade de ter uma divida maior aparece e as condições melhoram”, explica ele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO