quinta-feira, 26 de julho de 2012

Igreja Católica lança cartilha para orientar fiéis


Dom Sérgio enfatiza que a Igreja Católica não participa da política partidária, mas que tem o papel de atuar ativamente na conscientização política dos fiéis
A Diocese de Ponta Grossa deu início nesta semana à distribuição de uma cartilha que tem a finalidade de orientar os fiéis/eleitores sobre as eleições municipais deste ano. Elaborado pela Regional Sul II da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o material contém informações acerca da Legislação Eleitoral, como os direitos e os deveres de candidatos e eleitores, com ênfase ao combate à compra de votos. O tema da cartilha das Eleições 2012 é ‘Bons ou maus governantes é a gente que escolhe!’.
Segundo o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, que atendeu a reportagem do JM ontem, na Cúria Diocesana, serão cinco mil exemplares para serem levados para as 45 paroquias que abrange a Diocese, divididas entre 17 municípios, sendo 22 em Ponta Grossa. “É um dever da Igreja Católica contribuir com a formação da cidadania, e essa cartilha feita pela Regional Sul 2 da CNBB traz um conteúdo interessante nesse sentido, com um apanhado da lei contra a corrupção eleitoral e da Lei da Ficha Limpa”, declarou Dom Sérgio.
A orientação para o voto consciente pretende contar com o trabalho dos padres responsáveis pelas paróquias da Diocese. São eles que ficarão responsáveis pela distribuição e, principalmente, por levantar a discussão acerca das eleições junto aos fiéis. Dom Sérgio considera que o envolvimento de toda a comunidade católica é importante para o fortalecimento da democracia e do direito ao voto. Nesse sentido, a cartilha foi feita em linguagem simples, para ser discutida em grupos de estudo nas paróquias.
Dom Sérgio enfatiza que a Igreja Católica não participa da política partidária, mas que tem o papel de atuar ativamente na conscientização política dos fiéis. “A Igreja Católica não entra na política partidária, mas entra diretamente na política no sentido de formação para a cidadania, para o voto consciente, para que o voto não seja vendido e nem objeto de barganha”, ressaltou o bispo.
A cartilha apresenta ainda o perfil do bom candidato, do bom eleitor e os dez mandamentos para o eleitorado seguir, conforme pensamento da Igreja Católica.
Só na majoritária
Candidatos poderão realizar reuniões nas paróquias, mas fora da celebração
Dom Sérgio Arthur Braschi disse ontem que os padres das 45 paróquias abrangidas pela Diocese de Ponta Grossa estão orientados a não deixarem candidatos usarem da palavra durante as celebrações dentro das igrejas. No entanto, em um local apropriado, as reuniões não só estão liberadas, como são apoiadas pela Diocese. “Serão permitidas as reuniões pré-agendadas para que os candidatos que tiverem interesse possam apresentar suas ideias e propostas, respeitando o mesmo espaço e tempo para cada candidato, sem distinção”, ressalta Dom Sérgio, emendando que essa medida “é importante para que cresça a participação política do cidadão e para que cresça por consequência a democracia”.
Diante do grande número de candidatos a vereador, com mais de 400 concorrentes, só serão permitidas as reuniões com candidatos a prefeito, para que o mesmo espaço seja oferecido para cada um dos seis postulantes à Prefeitura de Ponta Grossa.
Iniciativa popular
Dom Sérgio Arthur Braschi destacou ainda a participação da Igreja Católica na aprovação das leis de iniciativa popular do Combate à Corrupção Eleitoral e da Lei da Ficha Limpa, ambas apresentadas com a coleta de assinaturas dos eleitores que contou com a participação efetiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para ele, as leis são passos importantes para a moralização da política e uma demonstração de que a sociedade civil unida pode sim fazer valer a sua opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO