sábado, 26 de novembro de 2011

A fraternidade e a saúde pública

Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8) é o lema da Campanha da Fraternidade de 2012. Desde o ano de 1964 que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove a campanha, como "itinerário evangelizador para vivermos intensamente o tempo da quaresma."


O tema da campanha será "A fraternidade e a saúde pública" desejando sensibilizar todos sobre  difícil realidade das pessoas que não tem acesso à assistência de Saúde Pública em nosso País.



A realidade da saúde pública no Brasil é repleta de deficiências e a Campanha pretende esculpir novos terrenos, construir mais que um debate sobre o tema, mas uma profunda reflexão sobre os caminhos que devemos percorrer para ofertar mais dignidade aos povos no tratamento de suas doenças; no consolo de suas dores, nos sofrimentos e na morte.


Papel importante caberá a todos nós, discípulos-missionários, o enfrentamento dos problemas concretos e urgentes da vida de nosso povo, em especial aos pobres; pois a saúde integral é que mais desejamos no campo das políticas públicas.


Nós, homens públicos, comprometidos com a fé Cristã e a prática do bem em todos os caminhos que trilhamos nas administrações públicas temos uma grande responsabilidade sobre a execução das proposituras da Campanha, pois ao dedicarmos atenção aos programas e projetos governamentais voltados à saúde pública, estaremos contribuindo com a redução da dura realidade dos brasileiros na questão da prevenção, tratamento e cura de suas enfermidades.


O Sistema Público de Saúde (SUS) ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e não atende sobretudo os mais necessitados, apesar do seu princípio universal.


Ter um atendimento a saúde com dignidade é um anseio de todos nós, mas para isso precisamos nos mobilizar em torno da persecução de objetivos claros e exequiveis. A Campanha busca refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em busca de melhorias, dentro de um espírito fraterno e comunitário das pessoas aos enfermos.


A Campanha da Fraternidade do próximo ano tem como objetivos disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração com a comundiade; alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades; multiplicar dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socio-culturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento e por fim qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.


A Campanha da Fraternidade foi criada e continua sendo levada adiante pois está ligada à pratica e à promoção da vivência da solidariedade nas comunidades cristãs, para que através do amor, não haja necessitados entre seus membros (At.2,34).


Deseja-se que a solidariedade cristã promova comunidades humanas solidárias, a fim de se chegar a uma sociedade que tenha a solidariedade como um dos seus fundamentos ou uma de suas raízes, para que toda vida humana encontre na solidariedade uma das fontes de sua espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO