quinta-feira, 21 de julho de 2011

Basilica de Canindé completará 194 Anos



A devoção a São Francisco, em Canindé, diz o monsenhor Quinderé, não tem história, como Lourdes, Lisieux ou Fátima: nasceu na alma do povo tão espontaneamente como o lírio dos campos, e tomou as proporções que tornaram célebre a cidade, cuja fama ultrapassou nossas fronteiras. O santuário de Canindé foi elevado à basílica Menor, por bula do papa Pio XI, em 1925.

As basílicas menores são distinguidas pelo Vaticano em diversos países e as basílicas maiores estão em Roma, sob autoridade do papa. A basílica de Canindé possui painéis alusivos ao Santo Padroeiro, de autoria do alemão Jorge Kau, que veio de Munique para Canindé, em 1926. Em seu forro retrata-se a morte de Francisco, Cristo Rei e os quatro principais santos franciscanos.

Na basílica estão ostensórios com relíquias dos apóstolos Pedro e Paulo e de Santa Luzia e São Francisco. Naquela Igreja, no 04/10/1883, foram libertados os últimos 216 escravos existentes em Canindé. Três candidatos à santidade com processo de beatificação e canonização tramitando ali celebraram missas: frei João Pedro de Sexto São João; frei Daniel de Samarate, também ordenado diácono na basílica; e dom Antonio de Almeida Lustosa. Por tão rica história, em 30 de julho 1817 foi inaugurada a nossa basilica ,potanto no proximo dia 30 de julho a basilica de São Francisco das chagas de canindé completa´ra 194 anos de muitas história e devoção. nesta data acontecerá várias missas em ação de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

ALUNOS DO COLÉGIO MENINO JESUS

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

PRONUNCIAMENTO DE FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GLEIDSON MEDEIROS ENTREVISTA FREI AMILTON

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO

GARIS E FUNCIONÁRIOS DA PAROQUIA LIMPANDO O RIO SÃO FRANCISCO